top of page
  • Foto do escritorCarolina Ghilardi

Casa do Estudante promove debate com Marina Silva

O evento é o primeiro de um circuito de encontros que propicia diálogo entre estudantes e pré-candidatos


Por Luana Lopes, Kathleen Varela e Carolina Ghilardi Fotos por Mariah Eduarda Colombo




Na tarde desta quinta-feira (17), aconteceu a primeira edição do evento “Brasil em Pauta”, organizado pela Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) com a presença da pré-candidata à presidência pelo partido Rede Sustentabilidade, Marina Silva. Segundo os organizadores, 160 pessoas estiveram presentes.


O evento é o início de um ciclo de palestras e encontros com presidenciáveis, organizado pela CEU com o objetivo de trazer para a comunidade estudantil a discussão de temas ligados à juventude, educação e democracia.

O evento atraiu principalmente estudantes e professores. Karen Amoebo, estudante de Relações Internacionais da Universidade Positivo, é eleitora de Marina Silva e compareceu ao evento para saber mais sobre as novas propostas. “Quero ouvir essa mudança que ela viveu, acompanhar e disseminar isso”, conta.


Luciano Lima, professor da Unioeste em Guarapuava, veio a Curitiba especialmente para o evento. Assim como Karen, ele quer compreender mais as propostas da pré-candidata: “Quero ver o que ela pensa de temas como desigualdade social, reforma agrária e sustentabilidade.”



Marina Silva respondeu a perguntas enviadas pelas pessoas presentes no evento (Foto: Mariah Eduarda Colombo)


Brasil em Pauta

Na cerimônia de abertura, foi composta uma mesa com representantes de cinco casas universitárias da Grande Curitiba. Os estudantes da mesa fizeram perguntas à pré-candidata, que foram mediadas por Orlando Monteiro, morador da CEU. O público também teve oportunidade de enviar questões antes do início do evento, que foram sorteadas.


Em sua fala inicial, Marina Silva destacou os 22 milhões de votos recebidos nas eleições de 2014. Ela também justificou a decisão de disputar a presidência pela terceira vez como uma maneira de defender suas ideias ao levar em conta a situação política atual do país, que “precisa virar a página”.


As perguntas feitas pelos estudantes das casas universitárias tiveram relação, sobretudo, com as propostas da presidenciável para a área de educação. Marina Silva disse que seu compromisso é fortalecer os programas de acesso à universidade, assistência estudantil e pesquisa científica, tanto no Ensino Superior quanto no Ensino Fundamental e Médio.



A pré-candidata falou sobre a falta de referências políticas aos jovens atualmente (Foto: Mariah Eduarda Colombo)


Segundo Cláudia Santos, moradora da CEU e uma das organizadoras do evento, o “Brasil em Pauta” tem previsão de trazer não somente candidatos à presidência, mas também quem disputa os cargos estaduais.

O objetivo é aproximar os estudantes das discussões políticas. “A CEU há muito tempo foi protagonista no cenário estudantil de Curitiba, mas se afastou disso. Então, neste ano em que completa 70 anos, pensamos que a casa precisava voltar a cumprir sua função social”, comenta.


Programa de governo

No fim do dia, Marina Silva também participou de uma conversa com a imprensa e membros do partido Rede Sustentabilidade em um hotel de Curitiba. Quando questionada sobre o diálogo com a juventude, a pré-candidata comentou que os jovens precisam ser incluídos na sociedade produtiva e, se eleita, pretende criar incentivos ao empreendedorismo jovem e conceder maior número de bolsas de iniciação científica. Ela ressalta que o investimento em ciência, tecnologia e inovação será prioridade em seu governo.


Marina respondeu perguntas sobre a influência da religião na decisão nas urnas. Para ela, as pessoas estão cada vez mais votando de maneira independente, sem motivação religiosa. Sobre a violência, a pré-candidata comentou que pretende investir em segurança pública, alegando que metade dos óbitos abrange jovens de 14 a 29 anos.


A pré-candidata também se posicionou contra o foro privilegiado e a favor da Operação Lava Jato. Marina ressaltou ainda que o Brasil precisa de reformas previdenciárias e trabalhistas justas, embora discorde das ações do governo em exercício.



Antes da fala de Marina, moradores da CEU contaram a história da Casa, que este ano completa 70 anos (Foto: Mariah Eduarda Colombo)




Para abrir o evento, o grupo musical Vozes da CEU apresentou a música “Canto das Três Raças” (Foto: Mariah Eduarda Colombo)



O evento foi organizado pela CEU em parceria com outras casas estudantis de Curitiba (Foto: Mariah Eduarda Colombo)


Durante sua fala, Marina Silva defendeu a manutenção dos investimentos no ensino superior (Foto: Mariah Eduarda Colombo)


Representantes de cinco casas universitárias de Curitiba fizeram perguntas à pré-candidata (Foto: Mariah Eduarda Colombo)



Em sua fala, Marina Silva criticou a polarização no Brasil: “Essa divisão não explica a realidade brasileira” (Foto: Mariah Eduarda Colombo)



160 pessoas estiveram presentes no evento (Foto: Mariah Eduarda Colombo)


A transmissão completa da fala da pré-candidata está na página do Jornal Comunicação (Foto: Mariah Eduarda Colombo)



Para conferir a reportagem no site original de publicação clique aqui.

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page